Machismo: 1 Atitude ou comportamento de quem não admite a igualdade de direitos para o homem e a mulher, sendo, pois, contrário ao feminismo. 2 pop Qualidade, ação ou modos de macho; macheza, machidão. (Dicionário Michaelis)

A mulher desde antiga cultura greco-romana é sujeita ao machismo, que a partir do século XX, começou a ser lutado contra, a partir delas, após elas começarem a ter conhecimento mais abrangente, em que pudessem reconhecer que tanto homens, quanto elas, possuíam o mesmo direito.
Pode-se dizer que o machismo, é uma crença em que o sexo masculino é superior ao feminino em todos os quesitos.
Ao se pensar de uns tempos pra cá, podemos ver que esse pensamento opressor dos homens não tem mudado com tantas agressões domésticas, violências, e a mulher continua a lutar pela igualdade de direitos, como no mundo político, a presidente Dilma, nas profissões que continuam sendo especificamente direcionadas ao público masculino e principalmente nos salários que ainda tem uma grande diferença.
O sexo feminino tem que ser um sexo forte, não somente por possuir critérios da natureza ou simplesmente alguns impostos pela sociedade que comente acontecem com este, como por exemplo parir um filho, menstruar, depilar, mas também por nunca ter desistido de lutar por seus direitos, por mais pequeno que fosse. Podemos concluir que mesmo após tantas lutas que houveram ao decorrer dos séculos, com a conquista do voto feminino, no mundo profissional, entre outras, ainda há a pior coisa a se mudar, a mentalidade de muitos homens, que por questões históricas continuam o com o pensamento de há milhões de séculos, de que eles são melhores que as mulheres, porém, eles nem nos deram a oportunidade de mostrar que podem estar equivocados, ou às vezes nem isso, e sim somente mostrar que também somos capaz.