sábado, 25 de junho de 2011

Os melhores amigos do homem




O amor, carinho e lealdade oferecidos por eles são inigualáveis quando comparados ao seu tamanho e coragem. Os bichinhos de estimação como, por exemplo, cães, gatos e outros oferecem boas condições de vida a famílias e também a pessoas com graves doenças.
Para os adultos (principalmente aqueles que vivem sozinhos) os animais são como um membro da família, compensando as necessidades de afeto e atenção que só eles podem nos dar. Para as crianças, além de companheiros leais a todas as horas, os bichinhos  também servem para ajudar a criança a aprender as coisas do dia-a-dia, pois mostram de forma acelerada as principais fases da vida (nascer, crescer, adoecer, sofrer acidentes, cuidar de si, morrer).Além disso, meninos e meninas tornam-se responsáveis, pois cuidar de um animalzinho não é fácil e por isso requer muitos cuidados específicos.
Servem de suporte para pacientes de câncer e também de outras anomalias entre elas:
Pacientes com autismo foram “acordados” do seu estado de constante recolhimento na presença e convívio com animais;
Nos Lares de Idosos a presença de animais aumenta as expectativas de vida;
A hipoterapia (terapia complementar com cavalos) é utilizada no desenvolvimento psicomotor de portadores da síndroma de Down e outras deficiências neuropsicomotoras congénitas ou adquiridas;
Os animais são indicados para pessoas com deficiências sensoriais (cegos e surdos), dificuldades de coordenação motora (ataxia), atrofias musculares, paralisia cerebral, distúrbios comportamentais e outros problemas.
O cão é capaz de pressentir antecipadamente as “convulsões” características da epilepsia, quer seja no ser humano quer noutro animal.
Ter um ser doméstico que te ofereça sentimentos incondicionais, te ajude psicologicamente e imunologicamente deveria ser a razão e importância para as pessoas.Os mesmo não são brinquedos, portanto devem receber os cuidados, o afeto e lealdade que estes oferecem.

Fonte: