quinta-feira, 14 de abril de 2011

"Você é o que você come"


A obesidade pode ocorrer por diversos fatores, seja psicológico ou genético, ela interfere na saúde, estética e bem estar de quem sofre com esse problema.
Atualmente, o número de pessoas com a obesidade vem aumentando a cada dia, sendo fruto de uma má educação alimentar por parte dos produtos industrializados que são incentivados a serem consumidos por uma sociedade sedentária.
Um dos fatores é a falta de tempo no cotidiano, em que as pessoas preferem comidas de fácil acesso, que na maioria das vezes é constituída por grande quantidade de gorduras saturadas e carboidratos. A influência da família é de grande importância quando esta, já possui uma tendência a estar acima do peso, assim, a dificuldade de fazer uma dieta bem equilibrada e saudável se torna real, além de insatisfatória. O nervosismo e a ansiedade também fazem com que os indivíduos comam mais do que o necessário e  por isso são considerados " sentimentos que engordam", segundo o a psicologa Olga Tessári. A vontade de ingerir uma maior quantidade de alimentos gordos, dificulta o controle da saúde.
Portanto, a obesidade mundial está cada dia mais grave, deixando em risco a vida de várias pessoas, exigindo delas a mudança radical de vida. Entretanto contra esse pensamento, vem o mercado alimentício, principalmente as maiores marcas, mais conhecidas por vender a tão desejada "junk food", que sendo traduzida ao pé da letra, é levado ao significado de "comida lixo". O mercado está interessado no sabor, não nos nas complicações que esse excesso de gordura pode trazer. Logo, primeiramente, há a necessidade de mudar o cotidiano de querer reduzir o tempo da refeição, necessitando transformá-la em algo saudável, para que assim, não só a auto-estima de cada um, mas também a saúde melhore.


Um comentário: