O abondono de crianças tornou-se fato instantâneo na sociedade. Cada dia que passa, menores de idade sao literalmente jogado nos lixões e desamparados pelos próprios pais, tornando-se muitas vezes pessoas criminosas e sofridas.
Em grandes metrópoles,o abondono se transfomou ainda mais intenso, sendo palco de início para a violência. Devido ao fato de serem ''largados'', o desespero por carinho e amor fica nítido á medida que cruzamos com eles nas ruas e os olhamos. Meninos e meninas precisam estudar e se divertirem, nao trabalharem e muito menos crescerem sem o pais.
Ao abandonar uma criança na rua, há milhões de riscos, e alguns dele é a gigantesca possibilidade de contrair alguma doença dependendo do lugar em que o pequeno é largado, além dos problemas psicológicos, e também físicos.
Se os pais tiveram a responsabilidade de fazer a criança, consequentemente, terão que arcar com a responsabilidade de cuidá-la, ou pelo menos, tentar, ao deixá-la pra adoção, dar um passo para uma vida melhor, já que os pais mesmos não tiveram condições ou força de vontade.Então, para que haja a diminuição da frequência desses fatos, há a necessidade de que tenha companhas para a prevenção de gravidez indesejada, tendo que, além do governo fazer a sua parte, a população queira ser ajudada.
Abandono de incapaz é posto no código penal brasileiro no capítulo da periclitação da vida e da saúde, no art.133 Abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono. é punivel com detenção de 6 meses a 3 anos. Se do abandono resulta lesão corporal de natureza grave a pena é aumentada com reclusão, de 1 a 5 anos.Se resulta a morte pena de reclusão, de 4 a 12 anos.As penas podem ser aumentadas de um terço se o abandono ocorre em lugar ermo, se o agente é ascendente ou descendente, cônjuge, irmão, tutor ou curador da vítima. [1]
1. Wikipedia.
Essa é uma triste realidade, presente em diversas partes do mundo.
ResponderExcluir